O CHAMADO DOS DISCÍPULOS

 


Estudo: A Convocação dos Doze Discípulos por Jesus

  1. Introdução

    • O chamado dos doze discípulos por Jesus é um evento crucial na narrativa bíblica, marcando o início do ministério público de Jesus Cristo na Terra. Este estudo examinará em detalhes os versículos relevantes que descrevem este evento, fornecendo uma compreensão completa do chamado dos discípulos.
  2. Chamado dos Primeiros Discípulos

    • Marcos 1:16-20: "Passando ao longo do mar da Galileia, viu Simão e André, irmão de Simão, lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. Disse-lhes Jesus: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Eles, pois, deixaram imediatamente as redes e o seguiram. Indo um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco consertando as redes; e os chamou. Eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no."
  3. Chamado de Filipe e Natanael

    • João 1:43-51: "No dia seguinte, decidiu ir para a Galileia e encontrou Filipe. Disse-lhe Jesus: Siga-me. Filipe, como André e Pedro, era de Betsaida. Filipe encontrou Natanael e lhe disse: Achamos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e a respeito de quem os profetas também escreveram: Jesus de Nazaré, filho de José. Perguntou-lhe Natanael: De Nazaré pode sair algo de bom? Disse-lhe Filipe: Venha e veja. Jesus viu Natanael aproximando-se e disse a seu respeito: Eis um verdadeiro israelita, em quem não há falsidade. Perguntou-lhe Natanael: De onde me conheces? Respondeu Jesus: Antes que Filipe o chamasse, enquanto você estava debaixo da figueira, eu o vi. Disse-lhe Natanael: Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel. Jesus respondeu: Você crê porque eu lhe disse que o vi debaixo da figueira? Você verá coisas maiores do que esta. E acrescentou: Eu lhes afirmo que vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem."
  4. A Nomeação dos Doze

    • Mateus 10:1-4: "Chamando seus doze discípulos, deu-lhes autoridade para expulsar espíritos imundos e curar todas as enfermidades e doenças. São estes os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o zelote, e Judas Iscariotes, que o traiu."
  5. Comissão e Instruções

    • Mateus 10:5-15: Este trecho detalha as instruções dadas por Jesus aos doze discípulos ao enviá-los para pregar o evangelho, curar os enfermos, ressuscitar os mortos e expulsar demônios. Ele os instrui a não levarem dinheiro, nem bolsa, nem mesmo roupas extras. E os adverte sobre a perseguição que enfrentarão, mas também os encoraja a serem corajosos e confiantes.

Conclusão: O Chamado dos Discípulos e Sua Relevância Hoje

O chamado dos doze discípulos por Jesus não foi apenas um evento histórico, mas uma manifestação do plano divino para a redenção da humanidade. Hoje, como seguidores de Cristo, somos uma extensão desse ministério, chamados a viver vidas que reflitam os ensinamentos e o amor de Jesus.

A vida de um discípulo deve ser caracterizada pela total dedicação a seguir a Jesus e imitar seu exemplo. Jesus disse em Lucas 9:23: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me." Isso significa renunciar aos nossos próprios desejos e vontades em favor da vontade de Deus.

O Reino de Deus espera que os discípulos vivam vidas de santidade e serviço. Em Mateus 5:16, Jesus diz: "Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai que está nos céus." Somos chamados a ser sal da terra e luz do mundo, levando a mensagem do evangelho através de nossas palavras e ações.

O mundo precisa ver em nós o amor, a compaixão e a graça de Deus. Jesus disse em João 13:35: "Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros." Devemos ser conhecidos pelo nosso amor sacrificial e pela maneira como cuidamos uns dos outros e dos necessitados ao nosso redor.

Para os discípulos, Jesus fez várias promessas de encorajamento e apoio. Em João 14:27, ele disse: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá." Esta paz é uma promessa de conforto e segurança, mesmo em meio às tribulações.

Além disso, em João 16:33, Jesus prometeu: "Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." Esta promessa nos assegura que, apesar das dificuldades que enfrentamos, podemos ter confiança na vitória que temos em Cristo.

Em Romanos 8:37, o apóstolo Paulo escreve: "Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou." Esta é a garantia da vitória que temos em Jesus Cristo. Não importa quais sejam os desafios que enfrentamos, podemos ter certeza de que somos mais do que vencedores através do amor de Cristo.

Portanto, como discípulos de Jesus, somos chamados a viver vidas de fé, amor e serviço, confiando na promessa da vitória que temos Nele. Que possamos seguir seu exemplo, refletindo sua luz ao mundo e proclamando seu Reino até que Ele retorne.


Postar um comentário

0 Comentários